quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Tecnologia da informação e da comunicação da educação

Um breve resumo para compreendermos o significado de tecnologia da informação e os conceitos que envolvem o processo educacional e entender como se configuram as novas possibilidades tecnológicas como ferramentas educacionais. Quando se fala em tecnologia, geralmente vem em nossos pensamentos uma série de aparatos eletrônicos, mas tudo depende da área que se refere a tecnologia. Por exemplo, para uma cozinheira a criação da panela de pressão, panelas anti-aderente, queimadores diferentes no fogão e tudo que se relaciona com sua atividade. A compreensão do termo está diretamente relacionada com a atividade exercida por cada indivíduo.

A tecnologia pode ser retratada como o desenvolvimento de novos recursos que possa atender as novas necessidades e expectativas que surge no decorrer do tempo, ou seja, sempre estamos precisando de recursos inovadores para atender às exigências do nosso cotidiano.

Informação possui um conceito simples: “informação é um conjunto estruturado de dados” ou, ainda, “dados são elementos, fatos isolados, independentes, que após analisados e processados e relacionados entre si , se compõe em informações”. As informações são alimentos do conhecimento, ou seja, sem informação não temos conhecimento.

Comunicação consolidou-se a partir da criação da escrita, em que os registro dos dados possibilita que um experimento realizado não mais precise ser construído do zero, pois as técnicas podem ser escritas detalhadamente. As novas descobertas e invenções, telefone e rádio, possibilitou o desenvolvimento da tecnologia e comunicação.

Com o avanço rápido da evolução tecnológica da informação e da comunicação cria um sentimento que não somos capazes de acompanhar o desenvolvimento desse aparato tecnológico disponível no mercado.

Educação tem como suporte a tecnologia, informação e comunicação ao processo de ensinar e aprender. Temos como exemplo fotos de satélites permitem um entendimento muito maior sobre relevo, hidrografia e distribuição política. Consultas a diversas bibliotecas no mundo a um custo baixo, que pode enriquecer o conteúdo da pesquisa. Tudo isso é uma ferramenta de aplicação e auxilio que o educador utiliza como processo educativo.

O conhecimento é a utilização da informação de forma eficiente, gerando resultados produtivos, na qual é beneficiada pelos processos tecnológicos disponíveis.

Tecnologias instrumentais tem como objetivo de agilizar e qualificar as atividades que desenvolvemos, ou seja são os equipamentos, as máquinas, os aparelhos e as ferramentas como webcams, telefone, celular e dentre outros.

Tecnologia intelectual são os símbolos, ou seja a nossa linguagem e a nossa escrita que nos permitem registrar e representar dados, informações e conhecimentos ao longo dos tempos.

Tecnologias educacionais são possibilidades e oportunidades que diversificam as alternativas de criatividade do educador e do educando. O ensino e aprendizagem dependem dos recursos utilizados, como computadores, mapas, quadro-negro, biblioteca, laboratórios e etc. Todos estes recursos permite a utilização de mapas conceituais, que são esquemas que unem a idéia de tecnologia educacional à intelectual.. Esses mapas são representações gráficas de sistemas, ou seja, dos conjuntos de partes que compõe uma idéia ou um conceito, é uma forma de organização e representação da lógica de um sujeito a respeito de um determinado conhecimento.

Espaços diferenciados de aprendizados, podemos dizer que é um estilo forma ou jeito de pensar, raciocinar, de receber e transmitir informações.

O ser humano manifesta diversas inteligências que, em diversos graus, interagem para a resolução de problemas. Por exemplo, inteligência linguística refere-se a nossa habilidade de expressão verbal, oral e escrita, espacial e visual refere-se a nossa habilidade de dimensionar espaços e criar imagens mentais e físicas, e dentre outras como lógico-matemática, corporal-sinestésica, musical, interpessoal ou social e intrapessoal. Enfim, cada sujeito é único, e a criação de situações de aprendizagem diversificadas permitindo o desenvolvimento de projetos nos trará um ambiente educacional no qual valorizaremos o respeito à individualidade.