terça-feira, 16 de março de 2010

Aplicações gráficas

Em computação gráfica pode-se classificar uma imagem em relação à sua origem de duas formas distintas: Raster, que não é mais que a descrição da cor de cada pixel desenho vetorial que se baseia em vetores matemáticos.

Imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial apenas repete o padrão, não armazena dados para cada pixel.

Editor de Desenho Vetorial


Proprietários: Adobe Illustrator, Corel Draw

Inkscape


Possue as principais características e ferramentas que se esperam de um editor de desenho vetorial profissional.

Possui curvas (Bezier), linhas, (freehand) caligrafia, desenho incluindo acidente vascular cerebral, figuras geométricas, rastreio bitmap, múltiplas camadas, transformações, perfis ICC em imagens, suporte nativo a PDF com transparência, opções gradiente, etc.

Trabalha com o formato de arquivos livre SVG (svg), suporta aquivos como Adobe Illustrator (AI), Postscript (PS) e Encapsulated Postscript (EPS), Windows Metafile (WMF), Skencil/Sketch (SK and SK1), e a partir da versão 0.46, Corel Draw (CDR).

Usuários de softwares proprietários se surpreendem com o Inkscape, pelo desempenho em que inicia e realiza suas tarefas numa interface completa.


  • Desenvolvedor: Inkscape Team
  • Versão: 0.46.0 (3/2008)
  • Sistema Operacional: multiplataforma
  • Licença: GPL
  • Site Oficial: http://www.inkscape.org

Skencil


Trata-se de uma forma flexível e poderosa ferramenta para ilustrações, diagramas e outros. Característica única do Skencil, ele é quase completamente implementado sob uma linguagem de alto nível, orientada a objeto e interpretada, Python.

Feito para trabalhar desenhos rápidos utilizando formas geométricas, curvas onde cada forma é representada matematicamente, apresenta coordenadas, medida do raio, áreas etc. Possui efeitos de imagem, como suavização de limites e textos adaptados à forma. Suporta diferentes formatos, Skencil (SK), XFig (FIG), Adobe Ilustrator (AI), Encapsulated Postscript (EPS), Windows Metafile (WMF), Corel CMX, SVG, PDF etc.


  • Desenvolvedor: Skencil
  • Versão: 0.6.17 (6/2005)
  • Sistema Operacional: Linux
  • Licença: LGPL
  • Site Oficial: www.skencil.org

Open Office Draw


É estável, rápido, intuitivo, facilita a criação de fluxogramas, gráficos e outras ilustrações para um rápido esboço.
Possui capacidade de manipular objetos em duas ou três dimensões com textura e iluminação, e disponibiliza uma grande variedade de barras de ferramentas que realmente racionalizam o processo criativo.
Utiliza o formato SXW, é capaz de criar apresentações Flash (SWF) e importar gráficos em formatos como GIF, JPEG, TIFF, e seus gráficos podem ser trabalhados dentro de qualquer outro software compliant OpenDocument.


  • Desenvolvedor: OpenOffice.org
  • Versão: 2.4.1 (6/2008)
  • Sistema Operacional: multiplataforma
  • Licença: LGPL
  • Site Oficial: www.broffice.org - www.openoffice.org
  • outras alternativas: Xara, KOffice Karbon14.


Editoração Eletrônica


Proprietários: Adobe InDesign, QuarkXPress, Microsoft Publisher

Scribus


Software Livre profissional que lhe permite desenvolver layouts sofisticados de jornais, revistas, livros, pode criar apresentações e formulários PDF animados e interativos.

O Scribus suporta uma grande quantidade de formatos gráficos à adição como o SVG e inclui recursos profissionais como CMYK, gerenciamento de perfis ICC e cores por separação (spot colors). Um interpretador Python foi incluso dentro do programa para criação de scripts que auxiliam no processo de criação do documento automatizando tarefas comuns.
O suporte a PDF inclui transparência e criptografia, objetos interativos como: campos, anotações, botões e marcadores também são suportados.
O formato de arquivo usado no Scribus baseia-se no XML, sendo totalmente documentado. Documentos tipo do OpenDocument podem ser importados, e com algumas limitações RTF, Microsoft Word (doc) e HTML.


  • Desenvolvedor: Scribus Team
  • Versão: 1.3.3.11 (1/2008)
  • Sistema Operacional: multiplataforma
  • Licença: GPL
  • Site Oficial: www.scribus.net

Editor de Imagem Bitmap


Proprietários: Adobe Photoshop

Gimp


A mais antiga e conhecida aplicação gráfica de fonte aberta, o Gimp (GNU Image Manipulation Program) bate de frente com as aplicações gráficas comerciais.
Com desempenho impressionante, disponibiliza uma suíte completa de ferramentas para a criação e edição de imagens. De fácil extensão, possui mais de 100 plug-ins e scripts já disponíveis, e além do uso interativo, pode ser inserido em scripts e chamadas de sistemas em programas compilados.
O Gimp traz as tradicionais ferramentas de edição e pintura, trabalha com camadas, caminhos (paths), filtros, canais e texturas. Possui um sistema de anti-aliasing (correção de serrilhado) de alta qualidade e uma poderosa ferramenta para aplicar efeitos de gradiente e mistura. Traz também assistentes como geração de botões e criação de logomarcas.
O Gimp permite escrever plug-ins e scripts que o utilizam sem interface com o usuário; é possível, por exemplo, produzir imagens para uma página web utilizando scripts CGI, ou realizar correção de cor ou redimensionamento de imagens em lote.
O formato nativo de imagens do GIMP é o XCF que possui muitos recursos extras como imagem em camadas (layers). O GIMP também pode abrir, editar, converter e gravar nos formatos SVG, ICO, BMP, PSD, GIF, JPG, PNG, TIF e outros formatos. Podem-se usar programas como o QCad para o formato CAD e o programa freewrl para os formatos VRML / X3D.
A interface possui grande flexibilidade, mas é comumente criticada por usuários dos softwares proprietários, que buscam no GIMP uma versão "grátis" destes. O projeto teve inicio em 1995 e ao longo do tempo adotou soluções originais para a interface. Para facilitar a adaptação de usuários do Adobe Photoshop, foi criado o projeto GIMPshop, uma modificação livre e de código aberto do GIMP, que alterando principalmente a estrutura de menus e a terminologia, torna similar suas interfaces.


  • Desenvolvedor: GIMP Team
  • Versão: 2.4.6 (6/2008)
  • Sistema Operacional: multiplataforma
  • Licença: GPL
  • Site Oficial www.gimp.org


Fonte: Curso Alternativa ao Software Proprietário

CDTC – Centro de Difusão Tecnologia e Conhecimento