segunda-feira, 15 de março de 2010

Licenças de Software livre

GPL: GNU General Public License

GNU GPL é a designação da licença para software livre idealizada por Richard Stallman no final da década de 1980, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF).

É a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre, em grande parte devido a sua adoção para o Linux.

www.fsf.org/licensing/licenses/gpl.html
pt.wikipedia.org/wiki/GNU_General_Public_License



MPL: Mozilla Public License

A licença pública Mozilla (Mozilla Public License) é uma licença para software livre de código aberto. A advogada Mitchell Baker criou a versão 1.0 quando trabalhava na empresa Netscape Communications Corporation e a versão 1.1 quando trabalha na Mozilla Foundation.

O seu principal uso é na suíte de software Mozilla e nos softwares relacionados a ela. Ela foi adaptada por outras organizações, como no caso da licença Common Development and Distribution License do sistema operativo OpenSolaris (uma versão de código aberto do sistema Solaris 10) da Sun Microsystems.

br.mozdev.org/MPL/


BSD: Berkeley Software Distribution License

A licença BSD é uma licença de código aberto inicialmente utilizada nos sistemas operacionais do tipo BSD (um sistema derivado do Unix). Apesar dela ter sido criada para os sistemas BSD, atualmente, vários outros sistemas são distribuídos sob esta licença.

Esta licença impõe poucas restrições quando comparada aquelas impostas por outras licenças, como a GNU GPL ou mesmo as restrições padrão determinadas pelo copyright, colocando-a relativamente próxima do domínio público. (De fato, a licença BSD tem sido chamada de copycenter, ou "centro de cópias", em comparação com o copyright padrão e o copyleft da licença GPL: "Leve até o copycenter e faça quantas cópias quiser")

pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7a_bsd


LGPL: GNU Lesser General Public License

A GNU Lesser General Public License (antes conhecida como GNU Library General Public License) é uma licença de software livre aprovada pela FSF escrita com o intuito de ser um meio-termo entre a GPL e licenças mais permissivas como a licença BSD e a licença MIT. Ela foi escrita em 1991 (e atualizada em 1999) por Richard Stallman e Eben Moglen.

A principal diferença entre a GPL e a LGPL é que esta permite ser ligada com programas que não sejam GPL ou LGPL, que podem ser software livre ou Software proprietário. Outra diferença é que trabalhos derivados (que não sejam GPL) devem ser bibliotecas de software.

www.fsf.org/licensing/licenses/lgpl.html
pt.wikipedia.org/wiki/LGPL